Roberto Camasmie

50 anos de sucesso

O artista completa 50 anos de uma carreira que passou por diversas fases, técnicas e muito sucesso. Do nanquim ao tecido, passando por elementos inusitados como o vinho e o singelo lápis de cor, Camasmie percorre fases bucólicas, pop, holandesa, mas sempre carimbadas com seu extraordinário talento.

Conheça a trajetória

  • 1952 -1969
    Photo

    1952 - Roberto Camasmie nasce em São Paulo Capital.

    1963 - Começa a pintar retratos em crayon no colégio onde estudava profissionalmente aos 11 anos.

    1967 - Participa da exposição na Galeria Atréia.

    1968 - Na temporada de verão do Guarujá, começa retratar as 10 socialites mais elegantes de São Paulo, tendo como padrinho o colunista social José Tavares de Miranda do Jornal Folha de São Paulo.

    1969 - Em Paris, retrata Jacqueline Onassis na Maison Dior.

  • 1971 - 1975
    Photo

    1971 - Participa de 2 salões internacionais: Lion (França) e Festival de Arte (Mônaco).

    1972 - Exposição coletiva na Galeria Portal em São Paulo.

    1973 - Expõe na inauguração da Galeria Vernissage no Rio de Janeiro.

    1974 - Participa de uma mostra coletiva na Galeria La Daumer (Paris), ao lado de nomes como o precursor da tapeçaria Jean Lurçart e Fernand Léger.

    1975 - Participa de exposições de tapeçarias na Galeria Tudor´s (Nova York), onde obtém sucesso pela sua técnica inédita: pintura em veludo.

  • 1979 - 1981
    Photo

    1979 - Exposição individual na Galeria Portal em São Paulo.

    1979 - Retrata Sophia Loren com seus filhos, encomendado pelo decorador Francois Catroux através da galeria La Daume de Paris, para nova decoração do apartamento da 32 avenue George V.

    1981 - Realiza exposição individual no do Hotel Casa Grandel Guarujá(SP) juntamente com o renomado retratista e pintor Darcy Penteado.

    1981 - Viaja para Londres para entregar o retrato da princesa Diana, feito em nanquim sobre veludo, encomendado pelo embaixador Roberto Campos, como presente de casamento de S.A..R. Príncipe Charles com Lady Diana Spencer.

    1981 - Tem um quadro diário de entrevistas no programa “Ela” Rede Bandeirantes de Televisão, dirigido por Walter Clark, sobre arte e decoração

  • 1982 - 1983
    Photo

    1982 - Faz o retrato da Princesa, estilista, empresária de moda e personalidade do jet-set internacional, Diana Von Furstemberg criadora do Wrap Dress este retrato em veludo pirogravado e pintado a fogo foi entregue em seu atelier em Nova York.

    1982 - Seu nome é indicado para fazer parte do Who´s Who Internacional.

    1983 - Realiza exposição individual na Galeria Portal de Arte (SP) de sua nova fase de obras com duas temáticas : rostos masculinos com imensa cabeças feitas de folhas e flores exóticas, com uma influência da celebra artista surrealista francesa Leonor Fini e com tapeçarias florais dentro do estilo hiperrealista.

    1983 - Cria um o retrato dos príncipes de Mônaco Rainier III, Grace, Caroline, Albert e Stephanie, a pedido do cônsul de Mônaco no Brasil, Sílvio da Costa e Silva, com quem faz a entrega da obra no Palácio Real de Mônaco. Recebe o cartão de Natal da Família Grimaldi com fotografia da família real tendo como fundo a obra criada pelo artista.

  • 1984 - 1986
    Photo

    1984 - A convite do Consulado da Suécia,faz o retrato da Rainha Sílvia com fundo de orquídeas da fauna brasileiras, e realiza a entrega ao Casal Real em sua visita ao Brasil.

    1984 - Realiza exposição individual na Galeria Portal (SP) de sua nova fase: bonecas oníricas e românticas usando como inspiração a arte metafísica de Giorgio de Chirico.

    1984 - Cria o retrato de Catherine Deneuve em uma nova temática no veludo, em meio a glicínias e orquídeas encomendado pelo Sr Hans Stern proprietário da joalheria HStern comemoração ao lançamento da coleção de joias CD e realiza a entrega do retrato para a atriz em sua visita ao Brasil na inauguração do Hotel Macksoud Plaza.

    1985 - Exposição individual na Deck Galeria em Ribeirão Preto.

    1986 - Participa de mostra na Galeria Claude Bernerd em Paris.

    1986 - Para a inauguração de sua primeira galeria no Itaim Bibi, viaja a Europa, para pesquisar as obras dos grandes mestres dos séculos XVI e XVII e os pintores das Escolas Flamenga e Holandesa.

  • 1987 - 1993
    Photo

    1987 - Expõe no Hotel Jequitimar e na Galeria Alcalá em Campos.

    1988 - Dedica-se à interpretação e releitura de toda obra de Michelangelo e da Capela Sistina com trabalhos de molduras rompidas fazendo parte integrante das obras, com uma grande exposição no Clube Monte Líbano (SP).

    1988 - Exposição individual na Hípica, Campinas (SP).

    1989 – Cria um quadriptico com o rosto de Paloma Picasso uma nova versão do retrato de “Interpretação e Releituras”.

    1990 - A então prefeita de São Paulo Luiza Erundina é retratada pelo artista em nanquim sobre tela e com pinceladas abstratas.

    1990 - Pinta o retrato da então Ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Melo a primeira mulher a ocupar o cargo no Palácio do Planalto.

    1993 - Inaugura sua nova galeria nos Jardins em São Paulo.

  • 1994 - 1997
    Photo

    1994 - Com o titulo “Retratos de Artistas Famosos”, realiza uma exposição mostrando através dos grandes pintores da Arte Moderna e Contemporânea como: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Alberto da Veiga Guignard e Manabu Mabe que retrataram figuras importantes de suas épocas.

    1994 - A publicação japonesa The Monthly Magazine Of Art Plaza, uma das revistas de arte mais conceituadas do mundo, dedica três páginas sobre a vida e obra do artista.

    1995 - Roberto Camasmie inicia sua fase de portraits de animais retratando inúmeros: cavalos, cães de caça, raças raras e outros bichos de estimação.

    1996 - Viaja para Paris e Londres, onde entra em contato com retratistas para desenvolver novos métodos de trabalhar o portrait.

    1996 - Por encomenda do Hospital Albert Einstein, retrata os ex –presidentes: Dr Manoel T. Hidal, Dr Jozef Fehér e Dr. Reynaldo André Brandt, para o Hall Monumental da entrada do hospital.

    1997 - Viaja para Las Vegas, onde visita uma grande exposição do museu Hermitage da Rússia, e se inspira nas cores de Marc Chagall para seus novos retratos.

    1997 - Homenageia com um retrato o Papa João Paulo II, na sua visita ao Brasil.

  • 1998 - 2001
    Photo

    1998 - Andy Warhol e a pop-art americana dos anos 60 entram com força total no seu trabalho. O primeiro retrato desta série é o de Jacira Camasmie, sua mãe, que é interpretada na tela em vários segmentos da mesma imagem.

    1999 - Faz o retrato da Primeira Dama, dona Ruth Cardoso, dentro da linha pop, e a interpreta em 6 fases, sob influência de artistas como Archimboldo, Roy Lichtenstein, Flávio de Carvalho, Picasso, Andy Warhol e Marc Chagall.

    1999 - Por encomenda da Câmara dos Deputados, retrata várias personalidades para a galeria da entidade. Para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, retrata os ex-presidentes Vitor Sapienza, Ricardo Trípoli e Paulo Kobayashi.

    2000 - É convidado para participar de um dos mais famosos Salões de Arte e Antiguidades de Mônaco, onde célebres galerias são representadas.

    2001 - "Pincel Sedutor". Com esta manchete, a revista Forbes publicou na sua edição brasileira a importância e a representatividade do retrato no mundo, dando ênfase ao artista brasileiro Roberto Camasmie.

  • 2002 - 2003
    Photo

    2002 - Desenha os retratos dos jogadores da Seleção Brasileira, com o seu técnico Luis Felipe Scolari, em preto e branco com crayon e os expõe em sua galeria, durante o período da Copa do Mundo.

    2002 - Faz o retrato de Rodrigues de Abreu o celebre poeta para a capa de seu livro de memórias com o titulo ”Meu Caro Rodrigues de Abreu”.

    2003 - Em uma tela diptica com a bandeira brasileira ao fundo e seguindo a Escola Expressionista, desenha o retrato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a pedido do comandante do exercito Vespasiano Gonçasves de Albuquerque, e entregue ao presidente nas comemorações do Dia do Exército, em Brasília.

    2003 - Retrata os pilotos de Fórmula I: Rubens Barrichello, Michael Schumacher, Juan Pablo Montoya, Ralf Schumacher e David Couthard, em chapas de aço escovado, com técnica inédita de grafismo,estas obras estiveram em exposição no Hotel Transamérica Brasil.

    2003 - É convidado para a temporada do Castelo de Caras, no Vale do Loire, França, para retratar Luiza Brunet e Marcos Mion.

    2003 - Faz o retrato em estilo abstrato do compositor e cantor Toquinho, para a comemoração dos 40 anos de carreira do artista.

  • 2004 - 2005
    Photo

    2004 - Retrata a Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, em homenagem aos 450 Anos da cidade, em pastel sobre papel, com a Avenida Paulista ao fundo.

    2004 - Exposição na Galeria União Cultural Brasil-Estados Unidos, em Santos, de retratos de personalidades da cidade.

    2004 - Retrata os ex-presidentes da Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F.

    2004 - O artista reinaugura o seu espaço, com uma exposição de sua nova fase. Usa e abusa da figura para traçar sua modernidade. Cola, pinta, costura, alfineta, até faz maquiagem, num jogo pra lá de contemporâneo, lançando mão de papelão, papel de seda, nanquim, blush e objetos sobrepostos à obra. São retratados: Rodrigo Santoro, Luiza Brunet, Jorge Takla, Glória Coelho, Ana Hickmann, Marília Pêra, Carla Amorim, Luana Piovani, Jô Clemente, Marco Antonio di Biaggi, Costanza Pascolato, Felipe Crescenti, Amaury Jr., Hebe Camargo, Alexandre Herscowitch, Camila Morgado, Adriana Barra, Neka Menna Barreto e Roberto Justus.

    2005 - Faz a inusitada exposição Mães de Chocolate, uma homenagem a sua mãe, Jacira Camasmie, pelo Dia das Mães, em que retrata mães e filhos conhecidos, utilizando chocolate e confeitos no lugar da tinta. Entre as mães escolhidas, figuram Gabriela e Regina Duarte, Cláudia Raia, Irene Ravache, Viviane Pasmanter, Mônica Waldvogel, Isabella Suplicy, Ema e Adriane Galisteu, Luciano e Beth Szafir, Patrícia Cavalcanti, Zizi Possi, Cláudia Liz, Dayse Gasparian, Gisela Amaral, Paula Lima, Brunette Fracarolli e Regina Moraes.

    2005 - Realiza outra mostra inusitada: Pais de Vinho, uma homenagem a seu pai, Jaime Camasmie, pelo Dia dos Pais, em que retrata pais conhecidos, utilizando vários tipos de vinho no lugar da tinta. Entre os pais escolhidos, estão: o rabino Henri Sobel, Jorge Elias, Ronnie Von, Alex Atalla, Álvaro Garnero, Edgardo Martolio, Gugu Liberato, João Dória Jr., José Aristodemo Pinotti, Netinho de Paula, Paulo Renato de Souza, Ricardo Amaral, Romeu Tuma, Tom Cavalcanti.

    2005 - No final do ano, promove outra exposição inédita: Crianças a Lápis de Cor, em homenagem às crianças. Retrata filhos de pais conhecidos, a lápis de cor, emoldurando as obras com carrinhos, bonecas, bichinhos e outros brinquedos. Entre as crianças escolhidas, estão os filhos de Moacir Franco, Chitãozinho, Isabel Filardis, Caroline Bittencourt, Gugu Liberato, Valéria Valenssa e Hans Donner, Sonia Francine, Nani Venâncio, Juca Chaves, Lars Grael, Chico Audi, Edgardo Martolio, Luigi Baricelli.

  • 2006 - 2007
    Photo

    2006 - Abre o ano com a mostra Luz Celestial: suas telas abstratas recebem influência da Escola Impressionista, em especial de Claude Monet.

    2006 - Para o Dia dos Namorados, faz a exposição Beijo, uma série romântica de seu trabalho, com técnica de grafite, colagem e óleo sobre madeira.

    2007 - Inspirado em escolas e estilos variados, como art-nouveau e pop-art, realiza a exposição Mitos de Pano: retratos de personalidades que marcaram o século XX, sobre pedaços irregulares de tecidos, uma verdadeira colcha de retalhos. Elvis Presley, Humphrey Bogart, Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Madre Teresa de Calcutá, Santos Dumont, Einstein fazem parte da mostra, além de uma série de nus, no mesmo estilo. Na mostra, o artista também homenageia o Papa Bento XVI, por ocasião de sua passagem pelo Brasil e Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, recém canonizado, a obra se encontra hoje no mosteiro da Luz. Camasmie retrata o Papa na mesma linha dos outros retratos da mostra: 4 versões em estilos variados e faz um outro retrato de Bento XVI em óleo sobre tela, presente da Primeira Dama, Dona Marisa Letícia da Silva, para o Sumo Pontífice. Igualmente com técnica mista sobre retalhos de tecidos diversos, o artista faz o retrato de Frei Galvão e entrega a obra no Museu de Arte Sacra, onde se encontra a capela do santo.

    2007 - A partir do leque, peça milenar que marcou presença nos grandes salões do Império e do século passado - e que promete voltar à moda no próximo verão - Roberto Camasmie cria 50 peças nos mais variados estilos, escolas e técnicas diversas, na exposição Leques, fazendo parte da mostra alguns retratos pintados no leque de seda os rostos de: Gloria Menezes, Claudia Leitte, Cristiane Torlone, Luciana Gimezes.

    2007 - A convite de Alberto Haiar proprietário da grife Cavalera, Camasmie faz uma releitura de suas pinturas da década de 70 e 80 com os retratos das socialites: Carmem Mayrink Veiga, Odile Marinho, Teresa de Souza Campos para serem estampados nas peças do desfile da São Paulo Fashion Week.

  • 2008 - 2009
    Photo

    2008 - Arte sai da parede e enfeita a mesa - Na mesa com Roberto Camasmie. É o título da exposição que une a beleza da mulher e da natureza. Uma série de jogos americanos em estilos variados: Provence, Impressionismo e Surrealismo. Sobre acrílico, lembranças dos Anos 60 em nanquim, aquarela e ecoline: arte aplicada ao dia-a-dia.

    2008 - Com a mostra Sedas e Sonhos - Na moda com Roberto Camasmie, o artista faz um apanhado de toda a sua obra através de écharpes, pareôs, xales e lenços - os chamados carrés - com que todo estilista conceituado ‘brinda’ suas admiradoras. Assim, um maior número de mulheres pode se valer da criação do artista e ‘se amarrar’ nas sedas, crepes e surá, ao gosto de cada uma. Os trabalhos lembram influências, estilos, técnicas, interpretações e releituras de toda a obra do artista e suas figuras: mulheres, pássaros, borboletas, folhagens, flores.

    2008 - Licencia série desenhos exclusivos e assinados para os produtos da marca multinacional Tupperware para 4 estações do ano em perfil de mulheres inspirado na escola de Giuseppe Arcimboldo Sec XVI,e também uma coleção de Anjos para o período natalino.

    2009 - Retrata os presidentes da França, Nicholas Sarkozy, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a obra, em estilo expressionista, apresenta uma fusão das imagens dos presidentes e as cores das bandeiras dos dois países. O artista fez a entrega do retrato a Sarkozy, em Brasília, com transmissão mundial.

    2009 - Realiza a exposição Arte Luce uma série de abajures verdadeiras telas iluminadas com cúpulas em linho pintadas em vários estilos e técnicas diversas com referencias psicodélicas

    2009 - A emissora de televisão Rede Globo encomenda os retratos da atriz Flavia Alessandra, onde o artista criou em uma fase abstrato de luz o rosto da atriz em diversas telas, para ilustrar a personagem Dafne na novela “Caras e Bocas”.

  • 2010 - 2012
    Photo

    2010 - Para comemorar a Copa do Mundo na África do Sul, Camasmie cria em parceria com o cartunista Leandro Spett, o retrato dos jogadores da Seleção Brasileira retratando os olhos dos atletas em óleo sobre tela e Spett em sua técnica cartoon.

    2010 - Na mostra Primavera by Roberto Camasmie, o artista apresenta uma série de borboletas tridimensionais, inspiradas na fauna brasileira, pintadas a óleo e acrílico sobre tela aplicada em placa pousavam nas paredes da galeria como se fossem voar.

    2011 - Gravart - homenagem ao pais, o artista cria uma serie limitada de gravatas pintadas, numeradas e assinadas interferindo nas peças e interpretando desenhos de gravatas clássicas em seda pura Italiana.

    2012 - Camasmie realiza uma pequena trajetória de alguns períodos de seu trabalho no espaço cultural Monte Negro.

    2012 - Em uma grande festa de lançamento inaugura o Espaço Cultural Camasmie para eventos corporativos como: lançamentos de produtos, palestras, exposições entre outras.

    2012 - Lançamento do site 3JMB produções entre uma coleção exclusiva de obras cridas para esta empresa de cenografia.

  • 2013 - 2014
    Photo

    2013 - Camasmie e convidado para participar do salão Casa Moda Noivas com uma linha de convites e envelopes exclusiva e inédita direcionado aos noivos.

    2013 - Pascoart - O artista cria em parceria com a Cacau Show uma coleção limitada e assinada de desenhos e pinturas com coelhos exóticos direcionado a embalagens de páscoa.

    2013 - Anjos e madonas: com a vinda do Papa Francisco ao Brasil, foi criado um retrato de sua Santidade, para completar a exposição através de muitas pesquisas de arte sacra e religiosa, criou uma coleção de pinturas com uma seria de madonas e Anjos inspirados nas obras dos grandes artistas do sec. XVI,XVII e XVIII, como Rafael, Caravaggio, Leonardo da Vince e Michelangelo, unindo o antigo e o contemporâneo na mesma tela através de técnica mista apresentados em oratórios verdadeiras joias.

    2014 - A arte sai da parede e se torna escultura floral, obras que revelam deusas, figuras envolvidas por flores e folhagens naturais e exóticas, estas obras foram interpretadas em terceira dimensão por um escultor das flores.

    2014 - Com o titulo “A seleção desenhada por Camasmie e Baptistão” foi inaugurada em junho com uma exposição retrospectiva dos rostos dos jogadores das copas de 2002, 2006, 2010 e 2014. Estes retratos foram divididos ao meio e interpretados em desenho por Camasmie e caricatura digital por Baptistão.

    2014 - Serie Menino Jesus de Praga - O artista em recente viagem a Praga na Checoslováquia, visitou a Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, onde a imagem do Menino Jesus se encontra desde de 1628, com esta visita criou 18 obras, interpretadas em um fundo inspirado no impressionismo de Monet e Renoir, verdadeiras Joiarte.

  • 2015 - 2016
    Photo

    2015 - “Musas Esculturais”, o artista apresentou esta exposição em seu atelier no jardins em São Paulo, para comemorar a primavera. Pela primeira vez em sua carreira foram criadas 17 esculturas em aço corten, recordadas com faces femininas, pintadas e esmaltadas em 3D. Nesta exposição foram retratadas em esculturas também de aço esmaltados algumas celebridades, entre elas: Ellen Roche, Elaine Mickely e Daniela Albuquerque.

    2015 - “A Arte para Colorir a Quatro Mãos”, foi o livro lançado pela Editora Caras com 45 mil exemplares em todo o Brasil, neste livro o artista ensina ao leitor em suas páginas como colorir os seus mais famosos desenhos.

    2016 - “Bailarinas da Natureza”, com este titulo Camasmie homenageou o celebre escultor Edgar Degas pelos 100 anos de sua morte. Criou um série de pinturas representando estas bailarinas na técnica a óleo,colagem e dobraduras de papel na forma de flores. E para compor a exposição o artista criou 18 esculturas em aço corten recortadas e esmaltadas representando em 3D as mesmas pinturas das telas expostas.

    2016 - “Metamorfose”, com este titulo o artista plástico Roberto Camasmie, criou um série de perfis femininos, que buscou na natureza elementos para compor as cabeças mágicas, que recebem flores e borboletas de mil cores. Esta coleção foi inspirada no pintor surrealista Salvador Dalí (1904/1989).

    2016 - Pela primeira fez o espaço Camasmie, reuniu em seu espaço 10 artistas para uma exposição coletiva com o tema "Mulheres e Flores da Primavera", entre os artistas reunidos: as escultoras Dolly Moreno e Bia Doria.

  • 2017
    Photo

    2017 - Inaugurou a exposição “MoonLight” – Caminhos de Luz, que foi uma coleção inédita inspirada na vida frenética da cidade de São Paulo, com sua população sempre buscando caminhos de esperança e paz, estes personagens são representados em tela, estas com pequenas figuras em borrões pincelados com cores fluorecentes emoldurados com luz de Led e som.

    2017 - Outubro Exposição "300 Anos de Aparecida - 100 Anos de Fátima" para a exposição o artista criou uma coleção de 18 telas, coroadas de flores, inspiradas na escola impressionista Francesa de Claude Monet, onde o toque atual está na arte cinética das molduras, com iluminação em LED e um sistema arrojado de sonorização.

    2017 - Convidado pela revista Luxus Magazine para criar uma pintura e ilustrar a capa do importante anuário de artes e também fazer parte do editorial da revista.

  • 2018
    Photo

    2018 - New York in Gold, totalmente diferente de todas os temas que inspiram o artista ate hoje, é uma serie de 17 telas impressionistas contemporâneas inspiradas pela cosmopolita, moderna e dinâmica Nova York. A partir de uma paleta monocromática de tons branco ouro e negro, longas figuras humanas dançam nas águas da abstração. Para completar esta no fase dois ícones mundiais, essencialmente americanos: Marilyn Monroe e Elvis Preley.